EDITAL
PARA A SELEÇÃO DE MONITORES - PROEMI/PJF
1.
DO EDITAL
O Colégio Estadual Maria Emília Rabelo
– CEMER - 10ª CREDE, torna pública a
seleção de Monitores para atuar na escola, em conformidade com a Portaria Nº
0721 de 27 de agosto de 2012 - Gabinete da Secretaria de Educação do Ceará, que
RESOLVE autorizar às unidades escolares da rede estadual de ensino integrantes
do Programa Ensino Médio Inovador- PROEMI /Projeto Jovem de Futuro -PJF a
conceder bolsas de monitoria e tutoria, em cumprimento ao que estabelece o §1º
do artigo 3º, da Lei 15.190 de 19 de julho de 2012, que criou o Programa de
Bolsas de Monitoria e Tutoria da rede estadual de ensino e deu outras
providências.
2. MONITORIA
Embora
adote o formato convencional de escolher representantes, entre os alunos,
para dar suporte a múltiplas atividades
da escola, o sistema de Monitoria criado na esfera do ProEMI/PJF tem como
diferencial a atenção dada a estudantes de Ensino Médio com diferentes níveis de desempenho e potenciais
cognitivos. A metodologia do programa não é direcionada especificamente para os
melhores alunos, mas para aqueles que podem tirar melhor proveito dessa
oportunidade, ganhando um estímulo a mais para continuar os estudos e melhorar
o aprendizado. Esse grupo pode incluir jovens que tenham perfil de liderança ou que possuam habilidades
relacionadas a ações de reforço, a atividades na Biblioteca, no Laboratório de
Informática, de Ciências e Meio Ambiente.
Além de favorecer o
protagonismo juvenil, desenvolvendo competências, habilidades e a postura ética, a Monitoria também auxilia
na inserção do jovem no contexto profissional, uma vez que promove o sentido de
organização e de responsabilidade,
aumentando a autoestima e valorizando o monitor perante seus colegas e a
equipe pedagógica. Na prática, a
metodologia contribui para um ambiente de aprendizagem colaborativa,
estimulando o envolvimento dos estudantes com a instituição de ensino e a
comunidade escolar.
O sistema estimula
a cultura dos estudos fora da sala de aula, potencializando o desempenho escolar e os índices de frequência
dos participantes, com impacto na
redução do abandono e da evasão.
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