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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

EDITAL DE MONITORIA


EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MONITORES - PROEMI/PJF


 

1. DO EDITAL

 

          O Colégio Estadual Maria Emília Rabelo – CEMER -  10ª CREDE, torna pública a seleção de Monitores para atuar na escola, em conformidade com a Portaria Nº 0721 de 27 de agosto de 2012 - Gabinete da Secretaria de Educação do Ceará, que RESOLVE autorizar às unidades escolares da rede estadual de ensino integrantes do Programa Ensino Médio Inovador- PROEMI /Projeto Jovem de Futuro -PJF a conceder bolsas de monitoria e tutoria, em cumprimento ao que estabelece o §1º do artigo 3º, da Lei 15.190 de 19 de julho de 2012, que criou o Programa de Bolsas de Monitoria e Tutoria da rede estadual de ensino e deu outras providências.

 

           2. MONITORIA

 

          Embora adote o formato convencional de escolher representantes, entre os alunos, para  dar suporte a múltiplas atividades da escola, o sistema de Monitoria criado na esfera do ProEMI/PJF tem como diferencial a atenção dada a estudantes de Ensino Médio com  diferentes níveis de desempenho e potenciais cognitivos. A metodologia do programa não é direcionada especificamente para os melhores alunos, mas para aqueles que podem tirar melhor proveito dessa oportunidade, ganhando um estímulo a mais para continuar os estudos e melhorar o aprendizado. Esse grupo pode incluir jovens que tenham perfil de  liderança ou que possuam habilidades relacionadas a ações de reforço, a atividades na Biblioteca, no Laboratório de Informática, de Ciências e Meio Ambiente.

 

          Além de favorecer o protagonismo juvenil, desenvolvendo competências, habilidades  e a postura ética, a Monitoria também auxilia na inserção do jovem no contexto profissional, uma vez que promove o sentido de organização e de responsabilidade,  aumentando a autoestima e valorizando o monitor perante seus colegas e a equipe pedagógica. Na prática, a  metodologia contribui para um ambiente de aprendizagem colaborativa, estimulando o envolvimento dos estudantes com a instituição de ensino e a comunidade escolar.

 

          O sistema estimula a cultura dos estudos fora da sala de aula, potencializando o  desempenho escolar e os índices de frequência dos participantes, com impacto na  redução do abandono e da evasão.

 

 

 

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